Sicredi traz a peça teatral à região

Publicado em 11 de Maio de 2018
Tempo de leitura: 02'15"
0 0
< >

Peça que aborda sobre educação financeira faz alunos refletirem e vivenciarem novas experiências

A Sicredi União RS, através da Fundação Sicredi e Ministério da Cultura (Lei Rouanet), realizou no município de Porto Xavier e Giruá a peça teatral Qual vai ser para os estudantes das escolas municipais.  Em torno de 500 alunos participaram em cada município.

Este é um espetáculo bem humorado que trata de um momento importante na vida de quem está desde já pensando numa profissão e buscar formas de enfrentar os novos desafios. Com texto de Dedé Ribeiro e direção do premiadíssimo Daniel Colin, a peça mistura as linguagens de stand-up comedy e teatro físico. Conta a história de um jovem que muda a vida da família e da cidade a partir dos encontros e descobertas que faz. Os temas de educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo aparecem dentro de sua aplicação cotidiana, sem um formato didático, fazendo com que os personagens tenham grande empatia com o público jovem.

Segundo Tânia Pires de Almeida, Assessora de Programas Sociais da Sicredi União RS, a iniciativa é muito importante para o público jovem. Para ela, a peça proporcionou aos alunos reflexão sobre o tema e oportunidade de experimentar a cultura teatral, restrita a grandes municípios, uma vez que os atores interagiram com o público. Com isso a Cooperativa exerce o 5º e 7º Princípios do Cooperativismo: Educação, Formação e Informação e Interesse pela comunidade. É assim que nós fazemos a diferença.

Após os espetáculos, os atores da peça, proporcionaram aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, uma entrevista coletiva que contemplou perguntas e questionamentos da vida teatral, como surgiu o grupo, como os atores iniciaram sua caminhada no teatro. Esta entrevista também fez parte da expedição investigativa do Projeto que os alunos estão realizando pelo Programa A União Faz a Vida.