Linha do Tempo

1905

Pe. Amstad realiza no ano de 1905 a primeira viagem a Colônia Serro Azul, iniciando o processo de conscientização para a fundação de cooperativas e da Caixa Rural.

1913

Em 06 de julho de 1913 ocorre a fundação da Caixa Econômica e de Empréstimos de Serro Azul – Spar und Darlenhenskasse, por 32 associados.

Em conseqüência da Primeira Guerra Mundial, a Caixa Rural é transferida para a Linha São Salvador, onde permanece por 08 anos.

1925

O Senhor Anton Wenzel, de Serro Azul convida para uma Assembléia os Delegados Representantes de todas as Caixas Econômicas das Cooperativas Populares para os dias 06 e 07 de setembro de 1925, em Santa Maria, fundarem uma Central que deve servir para intermediação de dinheiro, para assessoria e para esclarecimentos (consultoria). Assim, sob a coordenação do Senhor Anton, no dia 07 foi fundada a Central das Caixas Rurais União Popular do Rio Grande do Sul.

1926 - 1930

Na década de 1926 e 1930, os associados abriram mão de todas as sobras em benefício das Comunidades e Entidades locais, regionais e estaduais.

A Cooperativa de Crédito Caixa Rural União Popular – CRUP, impulsiona o desenvolvimento regional com o financiamento de grandes obras: Seminário São José, Usina do Salto do Pirapó, o 1° trator esteira, ao Município de Cerro Largo, entre outros.

1956

Em 1956 foi inaugurado o prédio próprio da Cooperativa de Crédito Caixa Rural União Popular - CRUP, com a presença do Gerente da Central, o Governador do Estado Dr. Ildo Meneghetti, Secretários de Estado, Bispo de Uruguaiana Dom Luís Felipe de Nadal, autoridades locais e regionais.

1963

Em 06 de julho de 1963, ocorre o Cinqüentenário da fundação da Cooperativa de Crédito Caixa Rural União Popular de Cerro Largo com grandes festejos, desfiles das escolas e com presenças ilustres: Gerente da Central, o Bispo Dom Aloísio Lorscheiter, Religiosos, Prefeitos da Região, entre outros.

1960 - 1970

A Cooperativa de Crédito Caixa Rural União Popular de Cerro Largo sobrevive ao extermínio das Cooperativas de Crédito promovido pelo Banco Central do Brasil e torna-se uma das mais importantes da América Latina na década de 1960.

1974

A Federação das Cooperativas de Crédito do Sul do País – FECRESUL, realiza Assembléia Geral Ordinária em Cerro Largo, nos dias 30 e 31 de março de 1974.

1980

Em 27 de outubro de 1980 ocorre a criação da COCECRER-RS - Cooperativa Central de Crédito Rural do Rio Grande do Sul Ltda, com a participação decisiva da Cooperativa de Crédito Rural de Cerro Largo Limitada – COOPERAL, integrando a primeira Diretoria, com a vice-presidência.

1990 - 2000

A Cooperativa de Crédito Rural de Cerro Largo Ltda – Sicredi Cerro Largo participa da criação do Banco Cooperativo Sicredi, com a maior quantidade de ações ordinárias e preferenciais, juntamente com as co-irmãs de Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e São Borja.

2010

Em 2010 surge a SUREG MISSÕES RS, formada pelas Cooperativas de Crédito de Santa Rosa, Santo Ângelo e Cerro Largo.

Em novembro de 2010 nasce a SICREDI UNIÃO RS com a união das três Cooperativas de Crédito de Cerro Largo, da Grande Santa Rosa e de Santo Ângelo, tornando-se uma das maiores do Brasil e da América Latina.

2013

Nem todos chegam aos cem anos, mas com nossa garra e dedicação, no dia 06/07/2013 comemoramos esta data tão importante. A Cooperativa superou as dificuldades e dedica esta confiança aos associados. E neste novo tempo, a SICREDI UNIÃO RS quer ser a sua maior parceira.

2015

A Sicredi União RS entregou à comunidade regional o Monumento ao Cooperativismo. Ele está instalado na Praça da Matriz em Cerro Largo/RS. A obra foi inspirada na história do cooperativismo na região. É uma obra de arte histórica, esculpida em bronze e um dos destaques é a riqueza dos detalhes e a representatividade das pessoas que desenvolvem e desenvolveram o cooperativismo na região. Os sete personagens do monumento representam os sete princípios do cooperativismo.

2018

Neste ano a cooperativa comemora seus 105 anos.